Carregando... Por favor, aguarde...

Designers



Estudou escultura em pedra e moldagem em gesso. Começou a desenhar móveis para a Thonet em 1954 e para a Artfort em 1958. Em 1967/68 criou uma série de cadeiras estofadas de espuma com assento de poliester que foram fabricadas por Mobilier National. Em 1968 recebeu uma encomenda de móveis para o Louvre e no ano seguinte lhe foi atribuído o prêmio de A.I.D pela cadeira “RIBBON”, modelo 582. Em 1970 desenhou as cadeiras para EXPO 70 em Osaka e posteriormente redecorou os apartamentos privados do palácio Elizeu e o gabinete presidencial.



Nasceu em Aix-la-Chapelle e sua formação inicial era de construtor. Posteriormente trabalhou como desenhista de ornamentos de estuque para um atelier local de arquitetura. Em 1907, em Berlim, desenhou sua primeira casa. Em 1919 participou do grupo revolucionário Novembergruppe, promovendo o modernismo através de suas propostas arquitetônicas. Desenhou o pavilhão alemão na Exposição de Barcelona de 1929 e a casa TUGEDHART, em BRNO, na atual República Tcheca. Em 1931, assinou um contrato com a Thonet- Mundes, obtendo exclusividade dos direitos sobre quinze dos seus designs de cadeiras, algum dos quais foram realizados com a colaboração de Lilly Reich. Foi o último diretor da Bahaus (1930) e o responsável pela mudança da escola, para Berlim. Imigrou para a América em 1938 e tornou-se professor no Illinois Institute of Technology, em Chicago.



Seu verdadeiro nome era Charles Edouard Jeanneret, e nasceu em La Chaux de Fonds. Foi levado por seu professor de escola de artes aplicadas à estudar arquitetura. Em 1908 foi para Paris onde trabalhou com Auguste Perret. Mais tarde, voltou para sua cidade natal, onde ensinou na escola de arte por diversos anos. Em 1917, junto com o pintor Ozefant, lançou o movimento pós-cubista, o Purismo. Em 1923, escreveu o livro “Versune Nouvelle Architeture”. Criou o Pavilhão de L’Espirit Noveau para a exposição de 1925 em Paris. Seus desenhos de mobiliário foram expostos no Salão de Outono de 1929. A produção de seus móveis foram desenvolvidas pela Thonet.



Isamu Noguchi nasceu em 1904 em Los Angeles. Em 1906 sua mãe o levou para o Japão. Lá começou a apreciar as artes, retornnado mais tarde aos EUA. Entrou na Universidade de Colúmbia para estudar medicina e ao mesmo tempo frequentava aulas de escultura no Lower East Side. Logo se deu conta que a arte era sua vida, abandonou a faculdade e se dedicou à ela, tornado-se conhecido mundialmente pelos seus trabalhos. Tornou-se escultor, designer, arquiteto.



Nasceu em Udine, Itália e imigrou para a América com a família em 1930. Entre 1937 e 1939, recebeu uma bolsa na Cranbrook Academy of Arts e fundou um atelier de metais e, até 1943, foi responsável por esse departamento. Colaborou com os Eames desenvolvendo técnicas de moldagem de contraplacado. Após a Guerra, trabalhou para a Plyformed Products Company dos Eames na Califórnia. As famosas cadeiras em fio metálico criadas para a Knoll em 1951 tiveram tanto sucesso comercial, que lhe permitiu dedicar-se à sua carreira de escultor.



Filho do famoso arquiteto finlandês e do primeiro presidente da Cranbrook Academy of Arts, Eliel Saarinem, nasceu em Helsinque, imigrando com a sua família para os E.U.A. em 1923. Estudou escultura em Paris (1929 – 1930), e se formou em arquitetura em Yale em 1934, obtendo uma bolsa que lhe permitiu viajar pela Europa (1934-1935). Quando retornou, se tornou professor na Cranbrook Academy of Arts. Em 1937 iniciou sua parceria com Charles Eames, desenvolvendo juntos vários móveis vanguardistas premiados no Organic design in home furnishings do MOMA – N.York. Posteriormente desenhou móveis para a Knoll International, com muito sucesso. Trabalhou no atelier de seu pai até a morte deste (1950). Seu maior projeto arquitetônico foi o terminal da TWA do aeroporto Kenedy de New York.



CHARLES EAMES - Nasceu em Saint-Louis e iniciou seus estudos de arquitetura na Washington University. Em 1936 recebeu uma bolsa de estudos para a Cranbrook Academy of Arts em Michigan, onde se tornou professor. Foi colega de Harry Bertoia, Eero Saarinem e Ray Kaiser, que se tornou sua esposa em 1941. A Marinha Americana durante a 2a Guerra Mundial encomendou-lhes um projeto para a criação e concepção de talas e macas em contraplacado. Em 1941 ganhou o concurso do MOMA de Nova York com a colaboração de Eero Saarinem, “Organic Design in Home Furnishings”, e em 1946 é o foco da primeira restrospectiva pessoal consagrada a um designer pelo mesmo MOMA. A obtenção de seu segundo prêmio em concurso internacional, com o projeto de cadeiras em fibra de vidro moldado que podem ser produzidas em série, consagrou – o internacionalmente. Ao longo dos anos 50, o casal junto com o fabricante Herman Miller, desenhou móveis inovadores e racionais. Posteriormente realizaram filmes, brinquedos, e design de exposições para o governo americano, IBM e outras grandes empresas. 

RAY EAMES - Nasceu em Sacramento, Califórnia. Em 1937, seu trabalho como pintora é apresentado na primeira exposição coletiva dos “American Abstract Artist”, no Riverside Museum, N. York. Em 1940, iniciou o seu curso de tecelagem no mesmo Crenbrook Academy of Arts onde Charles Eames dirigia o departamento de design industrial. Pouco mais tarde, após o divórcio de Charles o casal instalou-se na Califórnia e iniciou suas investigações sobre os processos de moldagem do contraplacado.



Trabalhou inicialmente no atelier de arne Jacobsen. Em 1955, abriu seu próprio atelier onde criou a primeira cadeira em plástico moldado – a cadeira de empilhar Panton (1960) trabalhou como designer em diversas áreas, além de dominar iluminação, mobiliário e têxteis. Em 1971 colaborou com joe colombo e Oliver Mourgue na concepção de exposição Vision. Recebeu inúmeros prêmios como A.I.D em 1963 e 1968.



De uma rica família de artistas, sua formação começou na Slade School of Fine Arts, 1989. Nos anos seguintes estudou desenho com Colarossi e Julian, em Paris. Forma-se na arte da laca com o mestre japonês Sugawara. A partir de 1919 começa a trabalhar com decoração e design de móveis, e em 1922 se liga ao grupo De Stijil. Em 1923, uma peça de sua autoria, o toucador Monte Carlo, é muito elogiado por Walter Gropius, então na direção da Bauhaus e J.J.Out. A partir de 1926 trabalha como arquiteta e apresenta seus trabalhos no pavilão Temps Nouveaux de Le Corbusier, em 1937.



Foi um modernista com grandes obras consagradas de design. Estudou arquitetura na Yale University nos anos 20 e se destacou como colunista, escrevia para algumas revistas especializadas. Em 1945 se associou a industria de móveis Herman Miller, chefiando o centro de design e levou para lá profissionais consagrados como Isamu Noguchi.



Arne Jacobsen nasceu em 1902 na Dinamarca e estudou no Copenhagen Technical College. Em 1925 ganhou uma medalha de prata em evento de design em Paris. Esse arquiteto detalhista, foi o primeiro a introduzir os conceitos do modernismo na Dinamarca, iniciando sua aplicação na indústria de móveis. Arne dirigiu seu studio de arquitetura entre 1930 e 1971 quando morreu.